Gosto de Escrever
Dia 28/04/2025 - Segunda-feira
Gosto de escrever, talvez até mais do que de falar, pois, pela escrita, posso pensar várias vezes e trocar as palavras quantas vezes achar necessário. Já na fala, o que foi dito está dito; não há como colocar debaixo do tapete o que já está solto na buraqueira de quem deu ouvidos às minhas palavras. O máximo que posso fazer, caso queira corrigir o que falei, é acrescentar uma explicação ou, na melhor das hipóteses, pedir humildemente desculpas, se o que disse foi grave.
Então, por esse e outros fatores, a escrita me deixa mais relaxada, espontânea, mesmo que exija mais tempo, concentração e um objetivo claro, além do indispensável entusiasmo que é aquela pitadinha de sal que dá mais sabor às palavras, e que não sei de onde vem nem quando vem. "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito" (Jo 3,8).
E se hoje voltei a escrever, estou dando vida às linhas brancas do papel, preenchendo-as com palavras e mais palavras que nem sei se farão sentido, mas aqui estou, escrevendo, pelo simples fato de exercitar minha mente e meu punho, buscando inserir na minha rotina frenética o hábito da escrita.
Mas sei que, além de escrever, preciso também melhorar minha fala, minha espontaneidade e minha clareza nas relações e na comunicação, especialmente quando preciso transmitir algo mais pessoal ou ideias em um simples bate-papo a dois.
E, como qualquer desafio e habilidade conquistada, isso exige repetição, treino, constância, e a capacidade de se aceitar sem comparações em cada etapa do caminho. E um dia, com gratidão, veremos o quanto foi bom começar, caminhar e conquistar!
Minha frase do dia:
Palavra que fala, escreve, sente, ama, machuca, perdoa, transforma e vive!
Cyntia Candela
"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (João 15,7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário