Portas e Janelas
Dia 20/02/2025 - Quinta-feira
Desacelerar para viver melhor o "pai/pão-nosso" de cada dia, é viver o agora, o hoje, mais do que o amanhã, pois estamos sempre preocupados com coisas que poderão ou não acontecer. "Não se perturbem os vossos corações. Credes em Deus, crede também em mim" (João 14,1). "Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem" (Mateus 7,11).
Nesta semana, precisei chamar o técnico para trocar a corda da persiana da janela, que havia quebrado logo de manhã, quando fui abri-la. Aproveitei também para trocar a corda das outras portas e janelas, para evitar que acontecesse de novo, e eu precisasse, de repente, pedir socorro, para minha casa não ficar na escuridão.
Como já mencionei aqui outro dia, para mim a janela representa a presença de Maria, onde a claridade que passa pela janela, ilumina meu lar para ver e sentir melhor Jesus em cada novo dia, pois se permanecermos na escuridão, estaremos perdidos em nós mesmos. Assim, a cada janela que abro pela manhã, ao acordar, rezo uma Ave-Maria. E a cada nova porta que passo, rezo: "Maria, passa na frente! E que meus passos me levem ao teu Filho Jesus."
Meses antes de me mudar para cá, para a Itália, em 2015, sofri um acidente de moto. Por poucos segundos, a colisão não atingiu gravemente minhas pernas. "Deus vos salve, relógio, que andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado" (Ofício da Imaculada Conceição). Quando, por esforço, preciso correr mais no meu dia — seja para realizar as tarefas de casa, rezar de joelhos, ou servir ao próximo —, penso em como devo ser grata a Deus por poder correr, caminhar e me locomover sem problemas físicos. Isso me enche de força para viver com mais entusiasmo, não só para minhas necessidades, mas também para estar a serviço do próximo.
Ano passado, passei por um período difícil em que minha visão se fechava por conta da catarata. Depois de quase dois anos de espera, consegui no dia de São Padre Pio, 23 de setembro, fazer a cirurgia do primeiro olho. Logo depois, fiz a cirurgia do outro olho. Assim, meus movimentos, sentidos e coração, estão bons para viver com gratidão e serviço.
Ah! E se falando em coração, lembro que, desde criança, Deus já havia tocado em mim fisicamente, quando precisei ficar três meses no hospital e que depois de minha recuperação milagrosa, precisei colocar o marca-passo, que uso até hoje.
Precisamos confiar na Providência Divina e que nossos passos estejam sempre indo em direção ao encontro com Deus, na Sua Palavra, nos irmãos que sofrem, em nossas portas e janelas da vida.
Minha lista de hoje:
- Supermercado
- Escrever
- Pagar as contas
- Casa (limpar)
- Academia
- Missa
- Editar vídeos
Minha frase do dia:
"Ser grato por cada amanhecer e por nossos movimentos, para ser mais para si mesmo, para Deus e para os outros."
Cyntia Candela.