Janela Sol Maria 

Dia 28/01/2025 – Terça-feira 

Ainda bem que o sol apareceu hoje, depois de cinco dias sem dar as caras. Gosto muito da janela da sala do meu apartamento. Ela é grande, de frente para a avenida, que além de iluminar bem a casa, também dar para ver todo o movimento da rua.


A porta nos faz entrar e sair, mas a janela também tem sua função tão especial, que nos ajuda a enxergar melhor o que está dentro e fora. Muitos dizem que Nossa Senhora é a porta do Céu, mas eu prefiro não tirar esse privilégio de São Pedro: "Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu" (Mt 16, 19). Se tem chave nesta história, é porque existe a porta do Reino do Céu. Para mim, Nossa Senhora é a janela do Céu.

Jesus está presente em todos os ambientes, e bate na porta: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo" (Ap 3,20). Jesus nunca invade, Ele respeita nossa liberdade. Sua presença é constante, mas discreta, aguardando que voluntariamente decidamos abrir nosso coração. Abrir a porta é um ato de fé e confiança. É permitir que Cristo entre em nossa vida, transformando-a e fazendo morada em nosso coração.

É através da claridade, da luz que entra pela janela – Maria – que podemos enxergar melhor o ambiente do nossa casa, do nosso coração para sentir Jesus, o Verbo encarnado: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14), que quer fazer morada em nós: "Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mt 6,19). Maria nos apresenta o Seu Filho desde o momento que assumiu a missão de ser mãe e corredentora da salvação. Ela deu à luz o Redentor, Jesus Cristo, e tornou-se mediadora da redenção.

Já imaginou uma casa sem janela, sem claridade, sem sol, sem Maria? Maria não quer ser vista, como pouco aparece nos Evangelhos, mas ser a nossa janela para iluminar nosso interior. Sua missão é mostrar, com sua luz, seu Filho. 

Sempre que abro a cortina da janela, buscando a claridade para o novo dia que apenas começa, penso em Nossa Senhora e peço que ela me ajude, neste dia, a ver melhor Jesus, que já está no meio de nós, mas que muitas vezes passa despercebido em meio à escuridão do nosso ser, repleto de pensamentos e afazeres que nos afastam do propósito e da vontade de Deus.

Assim como a luz do Espírito Santo habitou no seio de Maria para nos dar a vida em Cristo, precisamo da janela – Maria –, para iluminar nosso ambiente, dia, vida, coração, com a luz do sol, para nos guiar em nossas escolhas de cada dia. Como Maria, possamos abrir nossas janelas para acolher a graça de Deus que espera nossa indispensável coloboração.

Para pensar, fazer, melhorar:

  • Buscar a luz divina, não apenas na claridade da janela (Maria) para iluminar minha casa, mente e coração, mas também nos sacramentos e na Santa Missa.

Minha frase do dia:
"Temos a porta e a janela para abrir ou fechar. Temos o sim e o não, a escuridão e a luz, o ser ou o não ser."

Cyntia Candela

"Não existe escuridão; existe falta de luz."
(Albert Einstein)




Nenhum comentário:

Postar um comentário