Frio sem Neve, Saudades 

Dia 30/01/2025 – Quinta-feira 

O final de semana está chegando, e o tempo já voltou a ficar nublado. Não é de se estranhar, afinal, janeiro é inverno, o mês do frio.

Patrizio conta que, nesta época do ano, quando era criança e jovem, a neve chegava até a canela. Mas já faz alguns anos que nevar aqui se tornou algo raro. Se quisermos desfrutar da neve, precisamos ir para as montanhas, que ficam a cerca de 100 km da minha cidade, Casale Monferrato.

Mas não me lamento. A neve é bonita, porém tem suas consequências. Forma uma camada de gelo que pode causar deslizamentos de carros e acidentes, além de exigir cuidado ao caminharmos pelas calçadas. Nos dias de neve, um caminhão passa espalhando sal grosso nas ruas para evitar o acúmulo de gelo. No entanto, quando o gelo derrete, tudo vira um lamaçal.

Foi lindo ver a alegria dos meus filhos no primeiro ano aqui, quando viram a neve pela primeira vez, no final de 2015. Sentiram a neve como bolinhas suaves caindo do céu e se divertiram brincando de guerra de bolas de neve.

Tudo o que é novo nos fascina, é fantástico. Por isso, precisamos estar em constante aprendizado e vivenciar novas experiências. Com minha mudança para a Itália, conheci tantas pessoas, vivi tantas coisas novas e aprendi muito. A cada nova porta que entro, sempre rezo em meus pensamentos, como minha tia Lourdes me ensinou quando entrávamos no carro dela: Maria, passa na frente!

Somos sete irmãos, e eu sou a caçula. Quando éramos crianças e jovens, quase todos os feriados e férias viajávamos cerca de três horas de carro, de Fortaleza a praia de Peixe-Gordo. Minha mãe colocava, na parte interna do carro, uma imagem de Nossa Senhora, e todos começavam a rezar o terço. Só depois podíamos conversar e ligar o rádio. Mas logo ela colocava para tocar uma fita cassete do Padre Zezinho, virando de um lado para o outro constantemente, ouvindo as mesmas músicas umas dez vezes.

Agosto/1977 - Festa dos Pais - BNB Clube

Lista para fazer hoje:

  • Roteiro, edição e gravação de vídeos.

Minha frase do dia:

"De tempos em tempos, as coisas mudam, vão e vêm, e a saudade fica."

Cyntia Candela


"A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo." 

Mario Quintana



2 comentários:

  1. Mais um texto bom…vc escreve muito naturalmente!! Gosto muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é facil ser natural, mas busco deixar prender algumas poucas palavras que faz fuxico na minha mente! Grata!

      Excluir