Xadrez nas escolas

"O xadrez é a ginástica da inteligênia." (Goethe, 1876)

Domingo, 15 de março de 2015.

Todas as segundas-feiras a aula de meus filhos acaba mais cedo, cinco horas da tarde, então prefiro ficar na biblioteca da escola que voltar para casa. Também às vezes fico outros dias quando tenho pouco dinheiro para gastar com passagem do metrô. Quando fico na biblioteca fico estudando e quando sento sono vejo se o computador estar livre para dar uma olhadinha no meu e-mail e falar um pouco com o Patrizio em casa. Um dia quando estava no computador, um aluno do semi-internato estava fazendo uma pesquisa de geografia no computador ao meu lado e pediu para lhe ajudar. Ensinei a ele como pesquisar no Google para encontrar a resposta. Ele me chamou de tia e era carinhoso, fiquei feliz e lembrei do tempo que eu estava em sala de aula.

Em janeiro deste ano, já perto de acabar as férias, eu e as crianças colocamos o xadrez na mesa com mais freqüência e depois de alguns dias eles já estavam conseguindo ganhar alguma partida de mim, ficando muito feliz com as vitórias conquistadas com esforço. Agora já com quase dois meses de aula, só o Tobias que às vezes me chama para jogar e eu sem tempo ou disposição, tenho incentivado a ele levar o xadrez para escola para tentar jogar com alguns de seus amigos do colégio. E apenas um de seus amigos, que mesmo de início precisando aprender melhor as regras se interessou a jogar. Esta semana vir os dois jogando na hora do recreio e queria ter um celular de melhor qualidade para fazer uma foto...

Além da leitura, o xadrez também desenvolve a inteligência e o raciocínio lógico, contribuindo para o aprendizado. Em Fortaleza, algumas escolas já adotam o xadrez: Farias Brito, Lourenço Filho, Christus. Por saber da importância para o aprendizado e também por meu filho sentir a necessidade da prática deste jogo na escola, irei incentivar a pratica do xadrez no Colégio Juvenal de Carvalho, colocando-me disponível para ajudar a elaborar um projeto.

Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.


"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore,
com mais razão não morre o EDUCADOR,
que semeia vida e escreve na alma de seus educandos."
Bertold Brecht

"O Xadrez é um jogo útil e honesto,
indispensável na educação da juventude."
Simom Bolívar

"O xadrez não é apenas um esporte,
mas também uma arte e uma ciência."
Garry Kasparov

Nenhum comentário:

Postar um comentário