Gosto de Escrever 

Dia 28/04/2025 - Segunda-feira 

Gosto de escrever, talvez até mais do que de falar, pois, pela escrita, posso pensar várias vezes e trocar as palavras quantas vezes achar necessário. Já na fala, o que foi dito está dito; não há como colocar debaixo do tapete o que já está solto na buraqueira de quem deu ouvidos às minhas palavras. O máximo que posso fazer, caso queira corrigir o que falei, é acrescentar uma explicação ou, na melhor das hipóteses, pedir humildemente desculpas, se o que disse foi grave.

Então, por esse e outros fatores, a escrita me deixa mais relaxada, espontânea, mesmo que exija mais tempo, concentração e um objetivo claro, além do indispensável entusiasmo que é aquela pitadinha de sal que dá mais sabor às palavras, e que não sei de onde vem nem quando vem. "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito" (Jo 3,8).

E se hoje voltei a escrever, estou dando vida às linhas brancas do papel, preenchendo-as com palavras e mais palavras que nem sei se farão sentido, mas aqui estou, escrevendo, pelo simples fato de exercitar minha mente e meu punho, buscando inserir na minha rotina frenética o hábito da escrita.

Mas sei que, além de escrever, preciso também melhorar minha fala, minha espontaneidade e minha clareza nas relações e na comunicação, especialmente quando preciso transmitir algo mais pessoal ou ideias em um simples bate-papo a dois.

E, como qualquer desafio e habilidade conquistada, isso exige repetição, treino, constância, e a capacidade de se aceitar sem comparações em cada etapa do caminho. E um dia, com gratidão, veremos o quanto foi bom começar, caminhar e conquistar!

Minha frase do dia:

Palavra que fala, escreve, sente, ama, machuca, perdoa, transforma e vive!

Cyntia Candela


"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (João 15,7).





Hobbys 

Dia 31/03/2025 - Segunda-feira 

Parece que consegui parar para escrever. Sinto-me tão bem quando vejo meus dedos deslizarem no papel automaticamente, fazendo surgir letras, palavras, frases, todas grudadinhas umas nas outras, dando sentido e água na boca.

Enfim, tenho um hobby: ler e escrever, algo que só depende de tempo, um bom livro, caneta e papel. Lembro que, quando jovem, passava horas na rede, na varanda da casa de meus pais, no interior de praia, no Ceará. Mas hoje preciso adaptar meus hobbys às obrigações de mãe, dona do lar, do canal no YouTube e ao ritmo das mãos e pés, para fazer boas escolhas.


São os desejos momentâneos e os objetivos de longo prazo que direcionam nossas ações no presente. Porém, muitos desses desejos são como fogo de palha: hoje quero, luto e faço, mas, quando menos espero, parece que já não desejo mais tal coisa e que não tem mais sentido. Então, só resta dizer: Esta tudo bem! Tudo é aprendizagem.

Minha frase do dia:

"Parou? Pense bem, volte para a primeira casa e continue no jogo da vida com mais garra."

Cyntia Candela




Portas e Janelas 

Dia 20/02/2025 - Quinta-feira 

Desacelerar para viver melhor o "pai/pão-nosso" de cada dia, é viver o agora, o hoje, mais do que o amanhã, pois estamos sempre preocupados com coisas que poderão ou não acontecer. "Não se perturbem os vossos corações. Credes em Deus, crede também em mim" (João 14,1). "Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem" (Mateus 7,11).

Nesta semana, precisei chamar o técnico para trocar a corda da persiana da janela, que havia quebrado logo de manhã, quando fui abri-la. Aproveitei também para trocar a corda das outras portas e janelas, para evitar que acontecesse de novo, e eu precisasse, de repente, pedir socorro, para minha casa não ficar na escuridão.

Como já mencionei aqui outro dia, para mim a janela representa a presença de Maria, onde a claridade que passa pela janela, ilumina meu lar para ver e sentir melhor Jesus em cada novo dia, pois se permanecermos na escuridão, estaremos perdidos em nós mesmos. Assim, a cada janela que abro pela manhã, ao acordar, rezo uma Ave-Maria. E a cada nova porta que passo, rezo: "Maria, passa na frente! E que meus passos me levem ao teu Filho Jesus."

Meses antes de me mudar para cá, para a Itália, em 2015, sofri um acidente de moto. Por poucos segundos, a colisão não atingiu gravemente minhas pernas. "Deus vos salve, relógio, que andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado" (Ofício da Imaculada Conceição). Quando, por esforço, preciso correr mais no meu dia — seja para realizar as tarefas de casa, rezar de joelhos, ou servir ao próximo —, penso em como devo ser grata a Deus por poder correr, caminhar e me locomover sem problemas físicos. Isso me enche de força para viver com mais entusiasmo, não só para minhas necessidades, mas também para estar a serviço do próximo.

Ano passado, passei por um período difícil em que minha visão se fechava por conta da catarata. Depois de quase dois anos de espera, consegui no dia de São Padre Pio, 23 de setembro, fazer a cirurgia do primeiro olho. Logo depois, fiz a cirurgia do outro olho. Assim, meus movimentos, sentidos e coração, estão bons para viver com gratidão e serviço.

Ah! E se falando em coração, lembro que, desde criança, Deus já havia tocado em mim fisicamente, quando precisei ficar três meses no hospital e que depois de minha recuperação milagrosa, precisei colocar o marca-passo, que uso até hoje.


Precisamos confiar na Providência Divina e que nossos passos estejam sempre indo em direção ao encontro com Deus, na Sua Palavra, nos irmãos que sofrem, em nossas portas e janelas da vida.

Minha lista de hoje:

  • Supermercado
  • Escrever
  • Pagar as contas
  • Casa (limpar)
  • Academia
  • Missa
  • Editar vídeos

Minha frase do dia:

"Ser grato por cada amanhecer e por nossos movimentos, para ser mais para si mesmo, para Deus e para os outros."

Cyntia Candela.




Serviço 

Dia 14/02/2025 - Sexta-feira 

Ontem, ao acompanhar algumas mensagens do grupo das mulheres que fazem a limpeza da igreja da minha paróquia, vi que estavam agendando para limpar a igreja hoje de manhã, às 9h30. Prontifiquei-me a ajudar, pois ultimamente tenho deixado de ir. Pensei: já que não estou conseguindo ir à igreja para rezar além das missas, ao menos irei para limpar. De qualquer forma, acredito que tudo é oração e agradável aos olhos de Deus quando nos colocamos a serviço d’Ele.

Foto da minha igreja (paróquia). Fiz esta foto do meu cantinho de oracao:

Todas as quintas-feiras à tarde, faço gravações para o meu canal Iluminai Pai no YouTube. No entanto, como ainda tenho material acumulado para editar, preferi ontem dar uma faxina nos meus cadernos, na esperança de me reorganizar para ter mais foco e produtividade, sem desperdiçar minha energia e tempo em coisas que não são prioridade. Aos poucos, estou conseguindo seguir uma rotina semanal:

Minha rotina semanal:

Manhã: Oração pessoal, escrever, casa, academia, preparar o almoço...

Tarde:
Segunda-feira: Roteiro para gravações.
Terça-feira: Edição de vídeos.
Quarta-feira: Tempo com o Matteo.
Quinta-feira: Gravação de vídeos.
Sexta-feira e sábado: Edição.
Domingo: Missa, repouso, dia livre.

Noite: Após o jantar, revisar as pendências da tarde para dar continuidade.

Que Deus me conceda a graça de dormir e acordar mais cedo, pois tarde da noite com mais silêncio e sem distração com gente passando atrás de mim, sou mais produtiva, pois o meu computador fica bem no cantinho do corredor do apartamento.

Recentemente, uma amiga me disse que eu não posso me tornar escrava do meu trabalho. Respondi que é melhor ser "escrava" de si mesma, sendo autônoma, do que trabalhar para os outros. Posso gerenciar meu tempo e criar minha rotina conforme as necessidades da minha família. A única coisa que preciso é OBDC (obedecer) a mim mesma para cumprir meus próprios objetivos. Por isso, filtrar minhas ações e até mesmo as amizades é necessário, para que não aconteça como ontem: uma insatisfação ao perceber que o barco não está navegando como deveria e que as coisas estão saindo do lugar.

Minha lista de hoje:

✅ Casa, academia, escrever.
✅ Limpar a igreja.
✅ YouTube (edição).

Minha frase do dia:

"Vamos em frente quando nos permitimos não olhar para os lados."

Cyntia Candela



Trilhos 

Dia 13/02/2025 - Quinta-feira 

Preciso sempre voltar ao ponto zero de partida, respirar e começar tudo de novo, como em um jogo de tabuleiro, quando caímos na casa errada e somos obrigados a retornar ao início.

Preciso rever meus propósitos, que comecei com tanto entusiasmo no início do ano, mas cuja intensidade diminuiu consideravelmente. Preciso reforçar meus desejos, renovar minhas energias e voltar para o trilho.

"Arrependei-vos! Convertei-vos!" (At 3,19). São duas palavras que precisamos sentir na pele por algo quando pisamos na bola, que pode causar queda ou mudanças de atitudes e hábitos. Com humildade e a graça de Deus, devemos reconhecer nossas falhas e recomeçar quantas vezes forem necessárias: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2Cor 12,9). 

Nossa fraqueza nos revela que precisamos de ajuda. Somos limitados e devemos aprender a depender dos outros e, acima de tudo, de Deus, e não apenas de nós mesmos: "Entreguem todas as suas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós" (1Pd 5,7).

Então, diante dessa insatisfação, em vez de correr para a oração, pego meus cadernos para rever meus planejamentos e propósitos. É hora de parar, avaliar e buscar algo mais eficazes para organizar meu tempo e coração, além das minhas anotações, para não sair sempre do trilho.


Minha lista de hoje:

✅ Casa – organizar o externo para melhorar meu interno
✅ Missa
✅ YouTube (edição)
✅ Rever meus cadernos

Minha frase do dia:

"Nunca é tarde para recomeçar quando temos clareza qual é o nosso próximo passo."

Cyntia Candela




A vida é como um trem, se permanecer nos trilhos, eventualmente chegará ao seu destino.

Alegria é quando um pequeno gesto tira o seu coração dos trilhos.



Sonhos 

Dia 11/02/2025 - Terça-feira 

Hoje, me sinto livre para tomar pequenas decisões em minha rotina. Ser livre para escolher exige uma capacidade extra para fazermos decisões coerentes com nosso propósito de vida, nossos desejos e sonhos, filtrados pela mente e coração.

Nossos sonhos devem estar alinhados aos nossos desejos e ações diárias. E se os nossos sonhos coincidirem com os sonhos de Deus, estaremos na direção certa para alcançar a paz, a felicidade e o amor.

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" (Mt 7,11)

Na Sagrada Escritura, há várias passagens em que Deus se revela por meio dos sonhos:

  • "Teve José um sonho." (Gn 37,5)
  • "Por divina revelação, avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para sua terra por outro caminho." (Mt 2,12)
  • "Seu pai receou ir para lá, mas, avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galileia." (Mt 2,22)
  • "Eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo." (Mt 1,20)

Sonhar dormindo é bom, mas sonhar acordado nos dá força para seguir nosso propósito, pois a palavra sonhar está diretamente ligada ao que mais desejamos de bom e melhor.


Minha lista de desejos (sonhos) atuais:

✔️ Rever meus pais.

✔️ Acompanhar o desenvolvimento dos meus filhos na sociedade e na vida cristã.

"O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele." (Lc 2,40)

✔️ Ter um cantinho mais tranquilo para trabalhar online em prol da evangelização.

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16,15)

✔️ Quitar minha casa.


Minha lista de desejos (sonhos) vindouros:

✔️ Trabalhar com famílias e crianças carentes, com projetos de formação e educação.

✔️ Estar na eternidade na presença de Jesus, Maria e José.

"Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!"


Minha lista de hoje:

✔️ Escrever DMD
✔️ Casa
✔️ Oração pessoal
✔️ Missa
✔️ YouTube (edição e programação)


Minha frase do dia:

Palavras com "S" para Saborear e Ser:
Sal, Sol, Sonhar, Sentir, Santidade, Sabedoria, Saudade, Saúde, Salmos, (Seu/Céu)...

Cyntia Candela

Video:
Nascemos para sonhar e dar certo!


"Tudo o que você fizer dará certo, e a

luz brilhará no seu caminho" (Jó 22,28).






Reservas 

Dia 10/02/2025 – Segunda-feira 

Mais uma semana começa, sem pensar muito no que já fiz ou no que deixei de fazer, na esperança de que, a cada novo dia, coisas novas possam acontecer: "Estou fazendo novas todas as coisas" (Ap 21,5). Então, consagro a Deus o meu tempo e o novo que há de vir!

Não é fácil viver o novo ou resetar o passado, ser uma nova criatura: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Cor 5,17). E confiar que os planos de Deus são muito maiores que os nossos: "Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55,9). Por isso, é necessário parar para respirar, olhar, rezar, orar, ler, meditar e escrever, para percebermos qual caminho, estrada ou ações podemos seguir a cada dia à luz de Deus.

Se andamos devagar, a pé, caminhando, podemos ver e observar coisas que, em outra velocidade, não seriam perceptíveis. Quando andamos de bicicleta, moto, carro, trem ou até avião, quanto mais veloz o percurso, menos notamos os detalhes que também são importantes na caminhada da vida.

E se pararmos exatamente onde estamos e dermos um giro de 360 graus, observando bem ao nosso redor, ganhamos uma nova percepção do ambiente. E mais ainda: se pararmos para olhar para dentro de nós mesmos, fechando os olhos e silenciando a fala e a audição, colocando-nos na presença de Deus, veremos tantas outras coisas em nosso coração. Então, nos daremos conta da necessidade de mudar ou de deixar para trás o que não nos serve mais: Águas passadas não movem moinhos.

Mas tudo isso só é possível se desacelerarmos, ou melhor, se tivermos coragem de parar, amarrando nossos pés e mãos em qualquer espaço agradável do nosso dia para nos sentirmos e sentirmos a presença de Deus, que está sempre à nossa espera e deseja falar ao nosso coração.

Sabemos que temos muitas coisas a fazer, mas nem sempre é comum colocarmos como prioridade uma reserva do nosso tempo para Deus. Ainda assim, Ele aceita as nossas migalhas, como no relato da mulher cananéia, que se prostrou de joelhos aos pés de Jesus e disse: "Senhor, ajuda-me! Até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos" (Mt 15,25-27). 

Por muitos anos, fui motoqueira, e algumas vezes, quando menos esperava, a moto parava. Nessas situações, com a moto ainda em movimento, imediatamente controlava a torneira reserva do combustível, abria e ela voltava a funcionar.

Da mesma forma, Deus nos dá um "tanque cheio" de 24 horas todos os dias, mas Ele espera as nossas migalhas e "reservas" diárias para nos abastecer e nos permitir viver melhor a cada dia.


Oração:

Deus, não quero te dar apenas migalhas ou reservas do meu tempo, do meu dia.
Vem iluminar meus passos para que eu esteja cada vez mais na tua presença, para te sentir e compreender quais são os teus planos para mim, a serviço do Teu Reino. Amém.


Minha lista de hoje:

✔️ Escrever DMD
✔️ Casa
✔️ Academia
✔️ Oração pessoal
✔️ YouTube (edição e programação)

Minha frase do dia:

"Deus é grande e se fez pequeno. Ele nos dá 24 horas por dia e nos ama a cada minuto."

Cyntia Candela




Mulher Maravilha 

Dia 04/02/2025 – Terça-feira 

Sempre que chega o início do mês, me perco, quebro o ritmo e acabo atrasando alguma tarefa no meu canal, além dos turbilhões de ideias fervilhando na minha mente, onde uma atropela a outra em meio aos meus afazeres.

São novos livros que comprei, novos projetos, amizades, coisas que me tiram do eixo ou exigem que eu escolha o que fazer primeiro, pois o tempo e o espaço não mudam — as horas são as mesmas todos os dias.

Quando eu era criança, gostava de assistir ao filme da Mulher Maravilha. Acho que hoje, apesar dos tropeços, vou caminhando maravilhosamente bem: limpar a casa, cozinhar, lavar, fazer a feira, controlar as contas, ir para a academia, parar para rezar, ir à missa, ler, escrever, trabalhar no computador em meio a tantas distrações e interrupções. Ahhh, dormir bem ainda deve ser prioridade! Carregar as energias da Mulher Maravilha para enfrentar a luta de cada dia!


Não me queixo da minha realidade, apenas agradeço a Deus, sempre! A sua realidade pode ser o sonho de tantos. E assim, não me queixo se preciso colocar mais água no feijão, acumulando ainda mais tarefas no meu dia.

Uma coisa puxa a outra, uma coisa para a outra. É assim que me vejo: caminhando em curvas, altos e baixos, sem nunca ver o horizonte, vivendo um passo por vez, um dia de cada vez, buscando entender e sentir o antes, o agora e o depois. Como o tempo e o espaço são limitados, é preciso nos esvaziar dos pesos desnecessários para que nossa jornada seja mais leve e compartilhada.

Se estou agora escrevendo, preciso estar no máximo concentrada, para que as palavras sejam coerentes com minha mente e coração. Ou seja, não posso estar fazendo outra coisa ao mesmo tempo. Ainda assim, muitas vezes paro, distraída por pensamentos que me roubam a tranquilidade e me alertam sobre tudo o que ainda preciso fazer hoje... Nesse momento, respiro e busco estabilidade mental, espiritual e física para controlar os impulsos que tentam me puxar para fora do trilho, tirando meu foco do agora e do que realmente importa.

Somos limitados, mesmo assim queremos abraçar o mundo com as pernas — as mesmas pernas com as quais devemos aprender a caminhar... e também a parar.


Minha lista de hoje:

✔️ Limpar a casa
✔️ Academia
✔️ Missa
✔️ Editar e programar vídeos

Minha frase do dia:

"Siga em frente no seu caminho, e a cada passo seja paciente consigo mesmo."

Cyntia Candela


"De repente tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. As opiniões dos outros são realmente dos outros, e mesmo que sejam sobre nós, não têm importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de nada. E isso não faz a menor falta. Paramos de julgar, pois já não existe certo ou errado, e sim a vida que cada um escolheu experimentar. Por fim, entendemos que tudo o que importa é ter paz e sossego, viver sem medo e fazer o que alegra o coração naquele momento. E só."

Mário Quintana




Pra lá e pra cá 

Dia 31/01/2025 – Sexta-feira 

Hoje de manhã precisei ir ao centro da cidade. Ainda bem que, apesar do frio e do tempo nublado, não estava chovendo, pois prefiro ir de bicicleta. Quando vou ao centro pela manhã, me organizo para sair mais cedo e também ir à missa na catedral às 8h15. Como hoje é dia de São João Bosco, tive ainda mais um motivo para participar da missa e rezar pelos jovens, incluindo meus filhos e sobrinhos. Após a celebração, aproveitei para ficar mais um tempinho na igreja e rezar o meu terço.

Vivo tanto pra lá e pra cá que, quando paro assim para rezar o terço na igreja, penso: Parei! Consegui parar! Nem que seja só por meia hora. Não é fácil, mas é algo muito bom: parar! E percebo que deveria fazer isso mais vezes na semana.

À tarde, fui para a academia e também fiz uma boa limpeza na casa. Só à noite, após o jantar, sentei no computador para organizar as tarefas do mês de fevereiro.

Preciso sempre rever minha lista de afazeres para priorizar aquelas que têm prazos, sejam compromissos pessoais ou relacionados ao meu canal, que cada vez exige mais atenção para não haver atrasos. Escrever é uma excelente forma de lembrar e planejar meus propósitos, para que o meu dia seja mais produtivo e para que o tempo esteja a meu favor.

Lista de hoje: Centro, academia, casa, edição e programação de vídeos e postagens.

Minha frase do dia:
A cada dia, um novo começo, rabiscando vida!

Cyntia Candela



Frio sem Neve, Saudades 

Dia 30/01/2025 – Quinta-feira 

O final de semana está chegando, e o tempo já voltou a ficar nublado. Não é de se estranhar, afinal, janeiro é inverno, o mês do frio.

Patrizio conta que, nesta época do ano, quando era criança e jovem, a neve chegava até a canela. Mas já faz alguns anos que nevar aqui se tornou algo raro. Se quisermos desfrutar da neve, precisamos ir para as montanhas, que ficam a cerca de 100 km da minha cidade, Casale Monferrato.

Mas não me lamento. A neve é bonita, porém tem suas consequências. Forma uma camada de gelo que pode causar deslizamentos de carros e acidentes, além de exigir cuidado ao caminharmos pelas calçadas. Nos dias de neve, um caminhão passa espalhando sal grosso nas ruas para evitar o acúmulo de gelo. No entanto, quando o gelo derrete, tudo vira um lamaçal.

Foi lindo ver a alegria dos meus filhos no primeiro ano aqui, quando viram a neve pela primeira vez, no final de 2015. Sentiram a neve como bolinhas suaves caindo do céu e se divertiram brincando de guerra de bolas de neve.

Tudo o que é novo nos fascina, é fantástico. Por isso, precisamos estar em constante aprendizado e vivenciar novas experiências. Com minha mudança para a Itália, conheci tantas pessoas, vivi tantas coisas novas e aprendi muito. A cada nova porta que entro, sempre rezo em meus pensamentos, como minha tia Lourdes me ensinou quando entrávamos no carro dela: Maria, passa na frente!

Somos sete irmãos, e eu sou a caçula. Quando éramos crianças e jovens, quase todos os feriados e férias viajávamos cerca de três horas de carro, de Fortaleza a praia de Peixe-Gordo. Minha mãe colocava, na parte interna do carro, uma imagem de Nossa Senhora, e todos começavam a rezar o terço. Só depois podíamos conversar e ligar o rádio. Mas logo ela colocava para tocar uma fita cassete do Padre Zezinho, virando de um lado para o outro constantemente, ouvindo as mesmas músicas umas dez vezes.

Agosto/1977 - Festa dos Pais - BNB Clube

Lista para fazer hoje:

  • Roteiro, edição e gravação de vídeos.

Minha frase do dia:

"De tempos em tempos, as coisas mudam, vão e vêm, e a saudade fica."

Cyntia Candela


"A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo." 

Mario Quintana



Carmita Overbeck 

Dia 29/01/2025 – Quarta-feira  

Hoje venho escrever um pouco sobre Carmita Overbeck. Ela começou a escrever seus livros após os 50 anos, depois de uma profunda transformação na fé, vivida por meio da dor da perda de seu pai. Como ela mesma relata em um de seus livros, mesmo sendo católica atuante, precisou passar pela dor para experimentar o vinho novo da alegria: Jesus. Seu último livro foi escrito quando já tinha mais de 90 anos. Faleceu em 2014.

Agora que já passei dos meus 50 anos, penso ainda mais nela. Sinto que estou apenas no início da minha caminhada, buscando esse vinho novo para levar a alegria e a vida nova de Cristo aos outros. Por pouco, não a conheci em um retiro direcionado por ela em Fortaleza. Pena que, quando fui me inscrever, não havia mais vagas. Tenho quase todos os seus livrinhos (Ed. Paulinas), que às vezes releio com afeto e admiração.

Já faz alguns dias que comecei a escrever, escrever, escrever. E sempre me lembro de Carmita Overbeck. Peço sua ajuda lá de cima, para que me dê luz e me inspire a continuar escrevendo boas palavras que toquem a alma de algum leitor, assim como as suas tocaram a minha.

Se hoje sou agraciada por poder parar para mim mesma – ou seja, por não ter um trabalho formal, com horários fixos para atender outras pessoas ou alguma empresa –, preciso desfrutar melhor do meu tempo. Quero valorizar cada cantinho da minha casa, abrindo-me para captar o que Deus deseja me revelar, a partir de onde e como estou, para melhor servi-Lo.

Nunca imaginei que teria tempo para escrever, devido à correria e aos compromissos diários. No entanto, aqui estou, escrevendo mais um dia, mais uma vez. E me sinto tão bem por reservar esse tempo para escrever!

Entre os livros da Carmita, encontrei outro que havia comprado em um sebo, de Carlo Martini. Isso me fez lembrar de um livro recente que também adquiri dele: Le Ali della Libertà - As Asas da Liberdade. Também recordei um capítulo que li sábado sobre oração, cujo título fazia referência a "asas": Colocar Asas na Alma. Como é bom, além de prestar atenção nos títulos, nos prendermos aos nomes dos autores, ampliando assim nossa visão literária! Enfim, será que preciso, literalmente, criar asas? Voar? Mas para dentro ou para fora de mim?

O que nos norteia não são as respostas, mas as perguntas. Afinal, não existe explicação para todas as nossas dúvidas e inquietações. Precisamos apenas voar, seguir em frente e colocar os pés, com fé, nas águas mais profundas: "Avança pra águas mais profundas, e ali lançai vossas redes para a pesca" (Lc 5,4).

Falando em livros, hoje depois de quase três semanas de espera, chegou o livro do Frei Mariosvaldo Florentino (OFMCap) que ele me enviou. Já estava mais calma, até havia me esquecido dele. Mas, para minha surpresa, vi hoje na caixa de correios. No entanto, por minha inquietação, não tinha a chave. Tive que esperar o Patrizio chegar para o almoço, meia hora depois, para me entregá-lo. Essa meia hora pareceu mais longa do que as três semanas de espera! Até pensei que o Patrizio estava vindo de jumento do Ceará.


Lista para pensar, fazer ou melhorar:

  • Ser mais coerente com meus horários e comigo mesma.

Minha frase do dia:

A lei do retorno é gratificante: plantar, colher. Ler e escrever!

Cyntia Candela



Janela Sol Maria 

Dia 28/01/2025 – Terça-feira 

Ainda bem que o sol apareceu hoje, depois de cinco dias sem dar as caras. Gosto muito da janela da sala do meu apartamento. Ela é grande, de frente para a avenida, que além de iluminar bem a casa, também dar para ver todo o movimento da rua.


A porta nos faz entrar e sair, mas a janela também tem sua função tão especial, que nos ajuda a enxergar melhor o que está dentro e fora. Muitos dizem que Nossa Senhora é a porta do Céu, mas eu prefiro não tirar esse privilégio de São Pedro: "Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu" (Mt 16, 19). Se tem chave nesta história, é porque existe a porta do Reino do Céu. Para mim, Nossa Senhora é a janela do Céu.

Jesus está presente em todos os ambientes, e bate na porta: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo" (Ap 3,20). Jesus nunca invade, Ele respeita nossa liberdade. Sua presença é constante, mas discreta, aguardando que voluntariamente decidamos abrir nosso coração. Abrir a porta é um ato de fé e confiança. É permitir que Cristo entre em nossa vida, transformando-a e fazendo morada em nosso coração.

É através da claridade, da luz que entra pela janela – Maria – que podemos enxergar melhor o ambiente do nossa casa, do nosso coração para sentir Jesus, o Verbo encarnado: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14), que quer fazer morada em nós: "Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mt 6,19). Maria nos apresenta o Seu Filho desde o momento que assumiu a missão de ser mãe e corredentora da salvação. Ela deu à luz o Redentor, Jesus Cristo, e tornou-se mediadora da redenção.

Já imaginou uma casa sem janela, sem claridade, sem sol, sem Maria? Maria não quer ser vista, como pouco aparece nos Evangelhos, mas ser a nossa janela para iluminar nosso interior. Sua missão é mostrar, com sua luz, seu Filho. 

Sempre que abro a cortina da janela, buscando a claridade para o novo dia que apenas começa, penso em Nossa Senhora e peço que ela me ajude, neste dia, a ver melhor Jesus, que já está no meio de nós, mas que muitas vezes passa despercebido em meio à escuridão do nosso ser, repleto de pensamentos e afazeres que nos afastam do propósito e da vontade de Deus.

Assim como a luz do Espírito Santo habitou no seio de Maria para nos dar a vida em Cristo, precisamo da janela – Maria –, para iluminar nosso ambiente, dia, vida, coração, com a luz do sol, para nos guiar em nossas escolhas de cada dia. Como Maria, possamos abrir nossas janelas para acolher a graça de Deus que espera nossa indispensável coloboração.

Para pensar, fazer, melhorar:

  • Buscar a luz divina, não apenas na claridade da janela (Maria) para iluminar minha casa, mente e coração, mas também nos sacramentos e na Santa Missa.

Minha frase do dia:
"Temos a porta e a janela para abrir ou fechar. Temos o sim e o não, a escuridão e a luz, o ser ou o não ser."

Cyntia Candela

"Não existe escuridão; existe falta de luz."
(Albert Einstein)




Ânimo e Desânimo 

Dia 27/01/2025 – Segunda-feira 

Neste final de semana, foi uma mistura de ânimo e desânimo. Coisas novas aconteceram, agraciadas por Deus, que vieram com a chuva constante que me fez, de certa forma, desacelerar e descansar, ou simplesmente parar.

Pouco mexi no computador, mas no domingo precisei editar os vídeos da próxima semana do Evangelho do Dia do Dom Antônio. Depois de concluir esse trabalho, comecei a pensar em qual dos meus vídeos deveria editar. Mas me bateu um desânimo, mesmo que precisava aproveitar as horas após o jantar para adiantar as edições e manter o ritmo do meu canal.

Mesmo assim, vencida pelo desânimo, decidi fechar tudo no PC e ir dormir mais cedo. Fui para a cama sem sono e peguei logo o livro que comprei no sábado na tabacaria onde o Patrizio costuma jogar na loto (La via della Legggerezza - A via da Leveza). Gosto de ler e pouco tenho parado para isso. E comecei a folhear o livro e me deparei com o capítulo sobre oração (Mettere le ali all'anima - Colocar as asas na alma).

Oração sempre foi um tema que me intriga, inquieta e desperta minha curiosidade com seus mistérios e desafios. Sempre que vejo um livro abordando esse tema, fico com água na boca, minha mão coça, meu coração bate mais forte, na esperança que ali possa encontrar o mapa para orar e, quem sabe, ver Jesus, assim como no filme O Quarto Rei Mago, onde o protagonista do começo ao fim, passa a vida procurando ver e conhecer Jesus, o Messias.

Lembre-me de Santo Inácio de Loyola, que por muito ler, quando estava preso em cama de um hospital, ferido da guerra, encontrou ali o sentido da vida, Jesus. E não é que Jesus, estava ali, se manifestou nos livros que ele leu? 

Enfim, gostei muito desta leitura e como tenho o costumo de rabiscar as frases importantes dos livros que leio, marcando-as com lápis para reler e refletir depois, coloco aqui no final deste diário algumas dessas frases tanto em italiano (original) como a traducao que fiz pelo ChatGPT.

Quando pego um livro novo, a primeira coisa que faço, além do tema que possa brilhar meus olhos, é observar o estilo da letra, a cor do papel e a flexibilidade do livro ao abrir. Gosto que ele seja confortável para manusear e ler, em qualquer posição, até mesmo na cama.

No caminho de volta para casa, já no carro, comecei a folhear e taquei o nariz nele para cheirar e acabei borrando uma das páginas com minha maquiagem. Exclamei: “Ahhh, que cheirinho bom de livro novo!” E comentei com Patrizio que Clarissa quer comprar um novo Kindle com mais capacidade de armazenamento, para ler livros digitais. Ele respondeu: “Assim é bem melhor para ler, e é tão bonito ver o quarto dela cheio de livros na estante.”

Lista para fazer, pensar ou melhorar:

  • Parar quantas vezes for necessário, colocando-me na presença de Deus.

Minha frase do dia:
"Tudo tem um motivo maior e divino. Ânimo e desânimo. Parar, continuar, parar..."

Cyntia Candela

...

Senza pause di vero silenzio, molto presto non si sa piú cio che si è. 

Sem pausas de verdadeiro silêncio, muito cedo já não se sabe mais quem se é.

(Madeleine Delbrêl)

...

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8,28)


LIVRO que comprei SÁBADO

La Via della Leggerezza 

Anche la fatica è preghiera, se offerta come tale. La preghiera consiste nella purezza dell'intenzione e nello spirito con cui si dona, più che nel valore di ciò che si dona. Ogni istante può essere trasformato in un dono del cuore, anche e miserie, le debolezze, le necessità.

...

Pregare è riscattarsi dall'inconsapevolezza di vivere impegnati e distratti dai pensieri e dalle preoccupazioni del fare, dai fantasmi del passato e dalle paure del futuro. Pregare è essere presenti nel miracolo della vita e riconoscerlo. L'uomo che non è intensamente presente a se stesso non prega, perché non si dona.

...

Una preghiera trasversale alla vita

Se tu lavori con buona intenzione, tu preghi con l'azione. 

Mentre tu lavori, tu puoi pregare e non te ne avvedi. Tu che fai la tua arte, se la fai bene, tu preghi sempre. Qualunque mestiere tu fai, se lo fai bene, preghi sempre: questa è la tua opera.

Per questo è detto: non cessa di pregare chi non cessa di ben fare.

(San Bernardino da Siena)

...

Come pregare per liberarsi da ogni peso

Quando tu preghi, entra nella tua camera, chiudi la porta e prega il Padre tuo, che è nel segreto; e il Padre tuo, che vede nel segreto, ti ricompenserà. Pregando, non sprecate parole come i pagani: essi credono di venire ascoltati a forza di parole. Non siate dunque come loro, perché il Pa- dre vostro sa di quali cose avete bisogno prima ancora che gliele chiediate. (Matteo 6,6-8)

"Entra nella tua camera e chiudi la porta" significa ritirare l'attenzione dai canali dei sensi, attraverso cui la nostra consapevolezza viene dispersa nella percezione delle infinite forme transitorie del mondo esterno. È necessario invertire la corrente di attenzione e percezione che normalmente viene canalizzata attraverso vista, udito, olfatto, tatto, gusto per focalizzarla nel centro del nostro essere. Quando parliamo e indichiamo noi stessi ci tocchiamo all'altezza del cuore: è lì che risiede il nostro senso di identità più profondo. Quella è la nostra "camera". Entrare nel cuore significa arrivare nell'umiltà e semplicità, spogli di ogni sovrastruttura, senso di possesso e compulsione legati al fare e all'avere...

Ritirare l'attenzione e la consapevolezza dai sensi e riassorbirla in se stessi, nel proprio senso di identità essenziale, è la chiave di accesso a esperienze profonde e rigeneranti, che rappresentano la condizione necessaria e imprescindibile per poter pregare nel cuore. Questo è il luogo ideale dove poter stare in santa pace. Non si tratta di semplice concentrazione: è dissolversi nella luminosa presenza che abita l'intimità del nostro cuore.

... TRADUÇÃO ...

A Via da Leveza

Também o cansaço é oração, se oferecido como tal. A oração consiste na pureza da intenção e no espírito com que se doa, mais do que no valor do que se oferece. Cada instante pode ser transformado em uma dádiva do coração, inclusive as misérias, as fraquezas, as necessidades.


Orar é libertar-se da inconsciência de viver distraído. Orar significa redimir-se da falta de consciência, das preocupações com o fazer, dos fantasmas do passado e dos medos do futuro. Orar é estar presente no milagre da vida e reconhecê-lo. Quem não está intensamente presente a si mesmo, não reza, porque não se doa.


Uma oração integrada à vida
Se trabalhas com boa intenção, rezas com tua ação.
Enquanto trabalhas, podes rezar sem perceber. Se realizas tua arte com dedicação, estás sempre rezando. Seja qual for teu ofício, se o fazes bem, estás em oração.
Por isso está escrito: “Não deixa de rezar quem não deixa de fazer o bem.”
(São Bernardino de Siena)


Como orar para libertar-se de todo peso

“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está em segredo; e o teu Pai, que vê o que está em segredo, te recompensará. Rezando, não useis muitas palavras como os pagãos, que acreditam ser ouvidos por muito falar. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que necessitais antes mesmo de pedirdes.” (Mateus 6,6-8)

"Entra no teu quarto e fecha a porta" significa retirar a atenção dos sentidos, pelos quais a consciência se dispersa nas formas transitórias do mundo exterior. É necessário inverter o fluxo de atenção que normalmente se dirige ao ver, ouvir, cheirar, tocar, e saborear, para concentrá-lo no centro do nosso ser. Quando indicamos a nós mesmos, instintivamente tocamos o coração: ali reside o nosso senso mais profundo de identidade. Esse é o nosso "quarto". Entrar no coração é chegar à humildade e simplicidade, despido de estruturas externas, senso de posse e compulsões ligadas ao fazer e ao ter...

Retirar a atenção dos sentidos e absorvê-la no próprio ser é a chave para experiências profundas e renovadoras, condição essencial para rezar no coração. Esse é o lugar ideal para estar em santa paz. Não se trata de mera concentração, mas de dissolver-se na luminosa presença que habita a intimidade do nosso coração.

...


Pisei na Bola 

Dia 24/01/2025 – Sexta-feira  

Como ontem fui dormir tarde editando vídeos, nesta manhã acabei acordando mais tarde. Contudo, acredito que preservar minhas horas de sono necessárias é fundamental para ter um dia melhor e estar reforçada para tomar decisões coerentes com o que planejei anteriormente. Ainda assim, se algo não sai como esperado, evito me lamentar, pois, no fim das contas, quem mais me cobra sou eu mesma. Por isso, busco ser humilde e me levantar quantas vezes forem necessárias, cada vez que "piso na bola" comigo mesma.


A vida nos exige muito mais quando precisamos cumprir nossos deveres, ser educados e manter o compromisso de trabalhar para outras pessoas. Quando isso falha, corremos o risco de ferir quem está ao nosso redor, magoando até mesmo aqueles que apreciamos. Por isso, com paciência, devemos implorar pelo amor e pela graça de Deus para intervir a nosso favor. Que Ele perdoe nossas quedas e nos dê a graça maior ainda de perdoar quem nos feriu.

"Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
(Mt 18, 21-22)

Que a graça de Deus, assim como aconteceu com Maria, cheia da graça, nos ajude a seguir em frente diante das dificuldades e sofrimentos.

"O anjo do Senhor disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.'"
(Lucas 1, 26)

Hoje visitei minha amiga, e depois seu filho veio comigo para conhecer meus filhos. Sou grata porque sempre conto com a graça de Deus para colocar boas pessoas e amizades em nossas vidas, especialmente na vida dos meus filhos.

Lista do final deste dia para ir dormir melhor:

  • Tomar banho, ler, rezar e dormir. (Sextou!)

Minha frase do dia:
"Tanto cair como levantar é preciso para encontrarmos a direção certa, onde Deus se revela com Seu amor e graça."

Cyntia Candela