A natureza

Quarta-feira, 04 de março de 2015.

Olá leitores do meu DMD! Diário de meus dias! Apesar que coloquei o nome "diário" nem todo dia estou conseguindo escrever, pois além da inspiração, preciso de tempo e estar relaxada. E claro que também preciso de um pouco de novidade para ficar mais interessante, não acha? Mas independente dessas coisinhas, tentarei escrever mais vezes. E espero que aos poucos, escrever seja para mim tão comum como qualquer outra atividade básica que fazemos todos dias, como comer, cuidar de nossa higiene, conversar, dormir, outras...

Nesses dias apareceu em casa um sapo na nossa sala, dois cogumelos na porta e uma mariposa no quintal. Quando o sapo apareceu, falei: ainda bem que não foi borboleta que atrai visitas, pois naquele momento já era tarde e estava cansada já preparando para dormir. Já os cogumelos, admiramos como a natureza faz nascer do "nada" e eles ainda estão ali na nossa porta mais de uma semana. E a mariposa no quintal não demorou muito para voar, pois estava competindo com as roupas no varal sendo estendidas. Mas se vamos conferir os significados que se dão as coisas da natureza com seu simbolismo, vejamos que para os egípcios, o sapo era símbolo de vida e fertilidade, já que milhões deles nasceram depois da anual inundação do Nilo, que trazia fertilidade à terra estéril. Também o sapo indica a busca de novas oportunidades, mudança ou transição como no seu ciclo de crescimento que sofre várias transformadões para chegar a sua vida adulta, como nós seres humano. Os cogumelos significa longevidade, possivelmente porque mantêm-se em conserva durante longo tempo após a secagem. Já a mariposa trata-se de um ciclo continuo de transformação. Enfim, independente dos simbolismo, é sempre bom viver próximo da natureza neste nossos mundo tão urbanizado. Assim também aconteceu que ainda não colocamos grama em frente de casa como os demais vizinhos, então aproveitei esta semana que ainda começou chovendo e fui ao jardim de minha vizinha pegar um pouco de plantas que tem lindas flores branca bem pequena. Quando pegava as plantas fui picado por várias formigas, que dor! Ontem já tinha duas flores e hoje de manhã, cinco. Também mês passado começamos a plantar as raízes da celobinha que cozinhamos e já estão com mais de dez centímetros. 
E você tem observado mais a natureza? Esta semana na escola eu e a Clarissa vimos um beija-flor ao redor das plantas, que lindo! E também o nosso Cachorrão que estamos criando na praça do metrô agora tem uma nova companhia, um lindo cachorrinho branco que apareceu também por lá. Ontem quando levamos comida pra eles, vimos que tinha um monte de ração próximo a sua vasilha de água, então pensamos que tem gente também cuidando deles, mesmo que preferem nossa comida que não sobra nada, ao contrário da ração. E quando eles nos ver, logo vem ao nosso encontro balançando o rabo. 

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. (Mahatma Gandhi)

5 comentários:

  1. Curioso! Hoje fui colher flores brancas em meu quintal, e quando vi, estava em cima de um formigueiro, com várias formigas sobre meu pé. Corri até a torneira mais próxima e fiquei surpresa por não haver sido picada. E esta manhã meu filho ficou entusiasmado com um cogumelo que apareceu em seu jarrinho de girassol, mas quando retornamos ao final do dia, o cogumelo havia murchado. Gostei das informações sobre os simbolismos. Feliz em encontrar mais alguém que compartilha os pequenos encantos da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz pelo seu comentário e saber que temos algo em comum. Nosso cogumelo que nasceu na porta da entrada de nossa casa também estava murchando, aí meu esposo colocou no canteiro das cebolinhas e agora já está bem melhor! Bom final de semana, Cyntia

    ResponderExcluir